segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Caminhos alternativos...




Jeremias 17:9 " Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?"
Ultimamente, tenho me preocupado muito com as questões da alma humana. Acho que isso tem acontecido porque tenho visto que muitas pessoas estão se afastando do Senhor por conta de questões mal resolvidas. Ou, quando aparentemente não se afastam, passam a viver em busca de "caminhos alternativos" para chegar até o Senhor. Elas, na verdade, correm atrás do vento e se cansam, tornando-se presas fáceis para o diabo.
Falando nisso, essa história de caminho alternativo é bastante curiosa. Acho que a igreja anda vivendo uma época das múltiplas escolhas. Temos estratégias alternativas, visões contemporâneas e até igrejas alternativas. Se você analisar bem, verá que isso só tem acontecido porque as pessoas que fazem parte desses grupos, na verdade, não conseguem abrir mão de si mesmas. Elas preferiram ficar com suas mágoas e com seus velhos hábitos, apenas disfarçando-os com argumentos que, na maioria das vezes, são enfeitados pela palavra liberdade. Por isso elas se afastam e se unem a outros magoados iguais a ela.
Se você quer um exemplo disso, vou te dar um bem extremo. Existem outdoors espalhados por ai com uma campanha da "Igreja Contemporânea" com o slogan "contra o amor não há lei (Gálatas 5.22 e 23)". Essa congregação defende a união homoafetiva e utiliza os que está escrito em Gálatas 5 para justificar sua posição. Acontece que esses versículos citados por eles nos falam sobre os frutos de viver pelo Espírito e até onde eu sei, o nosso espírito não anseia por ter relações sexuais, e sim a nossa carne. Isso sem falar que no que está escrito dos versículos 16 ao 21.
Como já disse antes, esse é apenas um exemplo extremo do que quero dizer, mas há coisas muito mais sutis acontecendo em nosso meio. Deus tem me dado o discernimento de que o diabo trabalha com aparências de verdade para nos tragar para a morte eterna. O inimigo utiliza desde a frieza do coração religioso até a extravagância dos mais liberais. E muitos de nós, por falta de sabedoria, por falta do verdadeiro conhecimento de Deus e de Seu coração (manifestado através da Sua palavra), caímos nessas armadilhas.
O inimigo usa os religiosos quando eles, por terem um coração endurecido e frio, preferem apontar os defeitos e acusar os erros ao invés de abraçar, cuidar, orientar com amor. E usa os mais liberais no seu egoísmo, quando eles preferem se impor aos outros (e, em diversos casos, até para Deus) ao invés de se apegar a um espírito humilde. Aliás, esses dois tipos tentam se impor, por isso há choques entre ambas as partes e com isso, vêm as divisões. E o resultado final dessa equações é perdição para os dois lados.
Sinceramente, eu não gosto de radicalismos. Procuro não defender veementemente minhas posições pessoais. Por mais estranho que possa parecer, acho que não devemos julgar a mensagem por conta das falhas do mensageiro. Penso que essa conversa de falhas é muito subjetiva. Na maioria das vezes, a nossa idéia de defeito está muito mais ligados a nossa concepção humana de perfeição do que propriamente à verdade. E verdade mesmo só existe uma e é a Palavra de Deus.
Portanto, eu te peço, se há algo na sua vida que tem gerado escândalo, se há algo que tem isolado você, se reavalie e prove isso através da palavra de Deus. Essa é a vontade d'Ele revelada. Não podemos confiar inteiramente em nosso coração.
Quem é capaz de compreendê-lo? Eu te digo, só o Senhor. Não se entregue a ressentimentos, mágoas ou conceitos que você ouviu de outros. Não se deixe seduzir. Deus não precisa seduzir você, quem precisa disso é o diabo que aponta um caminho que te leva a morte. Se alguém te feriu, perdoe ao invés de se afastar.
I Pedro 5:8 "
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo."
Quero deixar aqui a palavra que Jesus deixou para todos nós:
"Tenha bom ânimo, pois Eu ja venci o mundo!"
Que possamos ser forte, não na nossa força, mas na força de Cristo Jesus!
Vai valer a pena...
by André

2 comentários:

  1. Querida Ana, Artificios, caminhos alternativos questões mal resolvidas e outras coisas mais, de fato existem e estão por toda parte.


    Se existem questões mal resolvidas por muitos cristãos nos nossos dias elas certamente começam la no púlpito, onde lideranças fracas, sem unção e capacidade fazem o que querem e bem entendem sem serem confrontados, criam suas doutrinas e teorias baseados em seu julgamento ou convêniencia.

    Se muitos tem se isolado hoje é exatamente pela covardia e omissão daqueles que se apresentam como irmãos e fazem vista grossa aos erros e desmandos doutrinários que eles assistem de cima do púlpito culto após culto, mas preferem fechar os olhos sob a demoníaca desculpa que temos que olhar é pra Deus. Não se opor aos erros e desmandos emanados dos púlpitos é uma bela forma de deixar o diabo agir livre.

    A época de ser conduzido acabou quando o véu do templo se rasgou, hoje somos responsaveis pelo que fazemos e deixamos de fazer em termos de cristianismo. Se esconder dentro de uma doutrina, igreja ou religiao pode ser tão letal e perigoso quanto andar pelos caminhos alternativos que você citou.

    ResponderExcluir
  2. Flavio, infelismente esta é a nossa realidade. Ministros de Deus, que se dizem de Deus com teorias que não tem nada da Biblia ou distorcem o real sentido, buscando reconhecimento, mérito próprio exaltando sua capacidade carnal da pregação!
    Mas o fato de seguir os passos de Jesus, e olhar somente para Ele, talvez tu não tens entendido que muitas são as frustraçoes aqui na Terra, por pessoas que são fracas e pecadoras, as pessoas erram, e devemos reconhecer que mesmo com os erros o Senhor nos ama, pois Deus é amor! Mas os erros geram consequencias, o Senhor nos perdoa, mas muitas das vezes enfrentamos as consequencias.
    Bom voce expôs aqui no comentario uma frustação sua, e por causa de alguns, tens recriminado todos e não é assim que funciona. As pessoas erram sim, e Deus sabe, por isto existe a exortação!
    A epoca de sermos conduzidos não acabou, pois somos conduzidos pela Graça que nos foi concedida com a morte de Jesus na Cruz! Jesus é o Pastor que conduz as ovelhas para a Salvação. Mas aqui, entre nós humanos, a Salvação é individual, voce é responsavel pela sua salvação.
    E equivocado estás... pois diante do Sangue de Cristo, a religiosidade caiu por terra. Não vivemos mais pela Lei, e sim pela Graça!
    Obrigada Senhor!
    Bjinhos

    ResponderExcluir