domingo, 25 de julho de 2010

Somos Fracos...

Uma das coisas mais difíceis para o homem é admitir suas fraquezas. Cada um de nós possui as suas, mas ainda assim, fingimos que não. A fraqueza é algo que mexe com o ego, com a nossa auto-imagem. Não sei porque, mas todo mundo sempre tenta parecer mais forte do que realmente é.
Na verdade, isso tudo não passa de uma das consequências da ação de uma velha (e terrível) companheira que esta conosco deste os tempos da queda: a vaidade. Tanto é, que quando as nossas fraquezas se tornam notórias, sempre buscamos uma maneira de nos justificarmos para que possamos sair "bem na fita". Temos medo de sermos vulneráveis, temos medo de sermos fracos.
Acredito que isso seja devido também a essa "pseudo-civilização" que há muito tempo vem ocorrendo no mundo. Acho que os avanços tecnológicos, a ânsia pelo enriquecimento e o crescente enfriamento do Amor vem tornando as pessoas tão egoístas quanto um leão com fome. Vivemos, na verdade, em uma selva. E, em uma selva, o que predomina é a lei do mais forte. Nesse caso, a vaidade serve de um mecanismo de defesa para aqueles que vivem nesse mundo. rsrsss
Mas os filhos de Deus não pertencem a esse mundo, eles não se defendem, eles são defendidos (João 15.19).
O problema é que os nosso entendimento também é fraco e nós somos pequenos demais pra compreender tudo o que ocorre ao nosso redor. Estamos sempre tão focados em nós mesmos e nos nossos desejos (ou seja, no que a nossa carne quer), que não percebemos Aquele que se move em um nível mais elevado de existência.
Pra explicar melhor o que quero dizer, gostaria que você lesse o que o apóstolo Paulo escreve em sua segunda carta aos Coríntios:
"Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte." (II Coríntios 12.10)
 É difícil entender como alguém pode se alegrar nas fraquezas. Quem gosta de ser fraco? Os fracos são sempre os insultados, os necessitados, os perseguidos, os angustiados, etc. Os únicos fracos que podem descansar tranquilos são aqueles que têm alguém forte ao seu lado. Alguém que possa protege-los, alguém que venha a enfrentar os seus adversários (ou predadores)... alguém que se põe à sua frente, briga, apanha e sofre por ele.
Acho que é disso que Paulo fala. Engraçado que algumas coisas, às vezes, passam despercebidas por nós. Logo no inicio do versículo 10, Paulo fala que pelo Amor de Cristo ele se regozija nas suas fraquezas. Paulo fala daquilo que ele, como um ser humano fraco, descendente da queda, nunca poderia alcançar se não fosse pelo Amor de Cristo. Ele fala da sua dependência da Graça que foi obtida na cruz.
Tudo que um fraco quer é ter alguém que o proteja. E nós temos, esse alguém é Jesus. Voltemos na Palavra, vamos ver o que Paulo fala no versículos que antecedem o versículo 10:
"Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas Ele me disse: "Minha Graça é suficiente para você, pois Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza'. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim." (II Coríntios 12. 7-9)
Aqui, Paulo está falando exatamente disso. Nós somos fracos e não podemos ser justificados por nossas obras. Temos esse problema de sermos vaidosos ao mesmo tempo em que somos fracos. Isso é um espinho na carne (honestamente, não sei se é disso que ele fala ao usar essa expressão) que nos impede de caminharmos em direção Àquele que nos protege.
Podemos sim nos entristecermos quando não temos as situações sob o nosso controle. Quantas coisas acontecem conosco e não podemos mudá-las? Mas o Senhor é quem enxuga nossas lágrimas e nos pega em Seu colo. É Ele quem nos protege, nós nunca conseguimos, nem nunca conseguiremos nada pela força do nosso próprio braço. Somente pela Graça de Deus é que somos justificados.
Só o nosso Salvador Jesus, aquele que realmente nos ama, pode cuidar de nós. Há coisas que não podemos mudar... não podemos, por exemplo voltar no tempo e evitar que aconteça aquilo que nos fere hoje. Não podemos dar um grito e conseguir imediatamente que toda a nossa situação atual mude de uma hora para outra. Mas os caminhos de Deus são retos e sempre nos levam em direção ao centro da Sua perfeita vontade.
Nossa confiança deve estar em Cristo, devemos exercitar nossa fé e crer no poder d'Ele. O ateus costumam nos perguntar que, se há um Deus, por que há tanta desgraça no mundo? Simples, é porque falta fé. As pessoas preferem depender de si mesmas... muitas vezes o homem fica dependência do próprio homem. É muito confortável esperar algo do governo, por exemplo. Mas o governo do qual as pessoas esperam algo é composto por homens tão fracos (ou até mais fracos) que eles mesmos.
Nós temos um Rei, que governa sobre toda a terra. Um Rei cuja a majestade está no Seu Amor, e Sua Glória está nos céus. Ele sim é forte, d'Ele sim podemos depender. A Sua Graça e a Sua Justiça nunca falham... Sua misericódia é eterna. É n'Ele que devemos nos vangloriar... Quando é direcionada a Ele, nossa vaidade recebe outro nome: adoração.
Que venhamos a nos esconder atrás do nosso Rei Jesus.

Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário